MATERIAL
– papelão (caixa usada)
– 6 cores de guache a escolher conforme o nível de complexidade: ( primárias, secundárias, diferentes tons da mesma cor, etc)
– moeda de 5 centavos
– 12 tampinhas de garrafa pet da mesma cor
– tesoura
– caneta
– 1 prato raso
– 1 prato de sobremesa
– modelo de dado (download no site)
– papel cartão para imprimir o modelo do dado
– cola

MODO DE FAZER

Risque o contorno do prato raso no papelão;
Risque por dentro do círculo, o contorno do prato de sobremesa;
No espaço formado, usando a moeda, risque 12 círculos na disposição do relógio;
Pinte 6 pares de círculos com as 6 cores do guache, procurando alternar as posições (veja vídeo no Instagram);
Imprima o molde do dado usando papel cartão ou similar;
Pinte os círculos com as cores escolhidas;
Monte e cole o dado;

Objetivos
– reconhecer e nomear as cores trabalhadas
– estimular funções cognitivas: atenção, concentração e memória
– entender e respeitar as regras do jogo

Participantes
– 2 a 4 participantes

Idade
– sem restrição

REGRA
– inicia pelo participante mais novo
– joga o dado para ver qual a cor deve encontrar
– o jogador deve nomear a cor que tirou no dado
– abrir 2 casas, se as 2 forem iguais a cor que tirou no dado, o jogador fica com as 2 tampinhas; se não forem, devolve a tampinha para o lugar e passa para o próximo jogador
– ganha o jogador com maior número de tampinhas

USOS PSICOPEDAGÓGICOS

Já usei este jogo tanto na avaliação quanto na intervenção.
Na avaliação, eu incluo na etapa Hora do Jogo, principalmente com crianças ainda não alfabetizadas. Com esta atividade lúdica busco investigar não só o quanto a criança sabe a respeito das cores mas também o quanto já domina dos procedimentos necessários para a tarefa, como reage diante do desafio, seu nível de tolerância à frustração, se entende e respeita as regras, nível de controle atencional, foco e concentração.
Na intervenção, uso este jogo tanto com crianças que precisam desenvolver o reconhecimento e nomeação das cores quanto com aquelas que precisam desenvolver as habilidades cognitivas de atenção, concentração e memória.
Todo jogo permite desenvolver na criança a percepção e analise dos procedimentos e sua capacidade de resolver situação-problemas.