COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL

Uma habilidade cognitiva fundamental para nossa vida cotidiana

Fonte: https://www.cognifit.com/br/habilidade-cognitiva/coordenacao-olho-mao

O que é a coordenação óculo-manual?

A coordenação mão/olho ou coordenação óculo-manual é a habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento.

  • Usamos os olhos com o fim de focar a atenção em um estímulo e ajudar o cérebro a saber em que lugar do espaço está o corpo (autopercepção).
  • Usamos as mãos para realizar uma determinada tarefa simultaneamente, baseada na informação visual captada por nossos olhos

A coordenação óculo-manual é uma habilidade cognitiva complexa, pois ela requer o uso de nossas capacidades visuais e motoras, permitindo que a mão seja guiada pelo estímulo visual captado por nossos olhos. A coordenação óculo-manual é especialmente importante para um desenvolvimento normal de uma criança e seu êxito acadêmico, mas também é uma habilidade importante usada pelos adultos em inúmeras atividades cotidianas.

A maioria das atividades que você faz no dia a dia requer algum nível de coordenação óculo-manual. Por isso, é importante possuir uma coordenação óculo-manual a mais desenvolvida possível.

Exemplos de coordenação óculo-manual

  • Usamos a coordenação óculo-manual ao escrever. À medida que você começa a escrever uma linha, seus olhos enviam a informação visual para o cérebro comunicando onde está situada a mão e a qualidade de sua caligrafia. Com essa informação, geramos diferentes programas motores e corrigimos problemas que podem acontecer durante o programa motor inicial (feedback). É uma sequência de ações motoras rápidas e precisas que requerem uma determinada quantidade de habilidade e treinamento.
  • Uma sequência similar ocorre quando digitamos em um teclado. O tipo de movimento é diferente, mas ainda usamos a informação visual para comunicar ao cérebro como guiar a mão ou se um erro precisa ser alterado.
  • Quando você dirige, está usando constantemente a coordenação óculo-manual porque tem que usar a informação visual para mover as mãos no volante, mantendo o carro dentro da via e evitando acidentes.
  • Quase todos os esportes requerem o uso da coordenação óculo-manual para combinar o captado pelos olhos com os movimentos do corpo. Dependendo do esporte, tanto a coordenação óculo-manual (basquete, tênis, futebol, etc.) quanto a coordenação pés-olhos (futebol americano, esportes de atletismo, etc.) serão mais predominantes. Seja qual for o esporte, você pode contar com o fato de que os olhos vão sincronizar com alguma parte do corpo.
  • Colocar uma chave na fechadura também requer a coordenação óculo-manual. Exemplos similares podem ser quando você insere um cartão de crédito em um leitor de chip ou quando uma criança joga com brinquedos que devem ser inseridos em uma cavidade determinada.

Problemas e transtornos relacionados ao déficit de coordenação óculo-manual

Lembre-se de que a coordenação óculo-manual pode funcionar mal mesmo que os olhos e a visão da pessoa não estejam afetados e suas habilidades motoras funcionem corretamente. É possível que uma pessoa com uma visão perfeita tenha problemas com a coordenação óculo-manual, e eles só sejam visíveis quando a pessoa tenha que usar ambas habilidades em conjunto, a visual e a motora.

Qualquer alteração nos sistemas visual ou motor pode afetar significantemente a coordenação óculo-manual.

Ter uma coordenação óculo-manual deficiente pode afetar várias atividades diferentes, podendo causar problemas de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem (problemas para aprender a ler ou escrever e praticar esportes), dificuldades acadêmicas (cometer erros ao fazer anotações, caligrafia deficiente, atenção deficiente), dificuldades em áreas profissionais (se existem problemas para digitar ou planejar projetos) e dificuldades com as atividades cotidianas (desde comer a costurar ou dirigir).

Para saber mais sobre a relação da habilidade de integração viso-motora e o desempenho escolar leia este artigo:

Pereira, Débora Morais; Araújo, Rita de Cássia Tibério; Braccialli, Lígia Maria Presumido. Análise da relação entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho escolar. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 21, n. 3, p. 808-817, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/115470>.