“O cérebro é único não existindo outro igual, cada indivíduo tem o seu de forma distinta resultando da interação dinâmica entre natureza e ambiente, respectivamente genética e estimulação, onde tudo que o sujeito realiza acontece a partir de uma comunicação entre neurônios.”  

Sueli Leite (Mestre em Ciências Pedagógicas e Psicanálise.)

O Sistema Nervoso Central, em todos os animais, é o responsável por estabelecer a comunicação entre o individuo e o mundo ao seu redor e também reger o funcionamento interno do corpo. O cérebro é a parte mais importante do sistema nervoso humano. Como explicam Cosenza e Guerra (2011, p. 11), “é através do cérebro que tomamos consciência das informações que chegam pelos órgãos dos sentidos e processamos essas informações, comparando-as com nossas vivências e expectativas.” Para os neurocientistas, o entendimento de seu saber passa pelo conhecimento básico do cérebro, seu desenvolvimento maturacional, suas partes e funções. Para o educador também se faz importante conhecer sobre o cérebro porque ele está no centro da aprendizagem.

O aspectos anatômicos do Sistema Nervoso Central envolvidos na aprendizagem são importantes para o entendimento do ato de aprender, tanto em condições normais como patológicas.(ROTTA, 2006, p. 15)

Pantano e Zorzi ( 2009, p. 12), Cosenza e Guerra ( 2011, p. 12) e outros  quando escrevem para os educadores  iniciam seus livros pela explicação do desenvolvimento  cerebral e suas estruturas principais. Eles acreditam que conhecer o Sistema Nervoso Central, suas principais estruturas e funcionamento ajuda ao professor entender o complexo processo de aprendizagem de seus alunos.

O Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal.

Figura 01 – Sistema Nervoso Central

Fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_animal/vertebrados/sist_nervoso_vertebrados

O encéfalo é protegido pelo crânio, e divide-se em cérebro, cerebelo, diencéfalo e tronco encefálico.

Figura 02 – Encéfalo

Fonte: http://www.med.ufro.cl/Recursos/neuroanatomia/archivos/1_introduccion.htm

A medula espinhal é a porção alongada do sistema nervoso central, é a continuação do encéfalo, que se aloja no interior da coluna vertebral em seu canal vertebral, ao longo do seu eixo crânio-caudal. (http://pt.wikipedia.org) Entre suas funções, além de permitir a comunicação entre os diversos órgãos do corpo e o encéfalo, também controla certas atividades corporais como os reflexos nervosos.

No geral, a medula espinhal desempenha papel de mediação entre os estímulos captados pelos neurônios sensoriais, transmitindo impulsos até o encéfalo, que reenvia uma mensagem (reação) para a medula espinhal, conduzindo essa resposta para um neurônio motor.

O tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo) conecta o cérebro à medula espinhal, além de coordenar e entregar as informações que chegam ao encéfalo. Controla ainda a atividade de diversas áreas do corpo.

O mesencéfalo recebe e coordena informações referentes ao estado de contrações dos músculos e a postura, responsável pelos reflexos.

O bulbo está implicado na manutenção das funções involuntárias, tais como a respiração.

A ponte é constituída principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o córtex cerebral ao cerebelo.

O cérebro é a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo. Como já foi dito, está no centro da aprendizagem. Ele é composto por aproximadamente 100 bilhões de neurônios de formas e tamanhos diferentes e pelas células da glia que fornecem alimento e sustentação.  O neurônio e a célula glia formam o tecido nervoso. (MACHADO, 2006; ROTTA, 2006)