A Avaliação Psicopedagógica, sob a perspectiva da Neuroaprendizagem, utiliza os conhecimentos das Neurociências para compreender o funcionamento do cérebro humano em relação aos processos neurocognitivos envolvidos nos diferentes contextos da aprendizagem. Tem como objetivos:
- aproximar-se da arquitetura cognitiva do aluno – como utiliza os seus recursos cognitivos, como processa as informações e que estratégias que aciona para elaborar, verificar e controlar suas respostas;
- identificar sua modalidade de aprendizagem e suas estratégias de estudo;
- identificar aspectos emocionais relevantes para a aprendizagem;
- verificar o nível de proficiência na leitura, interpretação e produção de texto;
- verificar o nível de proficiência das habilidades no campo da aritmética, resolução de problemas matemáticos e pensamento lógico.
Durante todas as etapas da avaliação, nossa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto nos atendimentos, na análise do material do avaliado, dos resultados obtidos nas testagens e na elaboração do relatório final.
Através da multiplicidade de olhares alcançamos uma percepção mais apurada do funcionamento do aluno, o que vem a ser o diferencial de qualidade do nosso processo de trabalho.
A partir da análise de todos os dados levantados durante a avaliação, a equipe apresenta indicações de intervenção, cujo desenho tem como objetivo enriquecer, potencializar, otimizar e maximizar a capacidade de processar informações, buscando compensar as áreas fracas do perfil cognitivo do aprendente. Se necessário, um projeto de trabalho individualizado é montado e apresentado na sessão de devolução.
Como funciona
O formato da avaliação é individualizado e será definido a partir do contato telefônico com a nossa equipe.